
Proposta de criação da Paisagem Protegida Regional de Sicó
Ambiente e Ordenamento / Gestão da Paisagem
Cliente: Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento
Ano: 2020
Equipa: HLand
A área de Paisagem Protegida Regional de Sicó, com 49.610,4ha, desenvolve-se nos seis concelhos que que integram as Terras de Sicó: Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure, resultando de uma interação equilibrada entre o Homem e a Natureza e evidenciando, simultaneamente, grande valor estético, ecológico e cultural.
A classificação de uma paisagem protegida visa a proteção dos valores naturais e culturais em presença, realçando a identidade local, com a adoção de medidas compatíveis com os objetivos da sua classificação; dentro das tipologias das Áreas Protegidas, a denominação “Paisagem Protegida” é a que melhor se adequa a Sicó, devido à sua ímpar componente geológica, florística, faunística e cultural e, cumulativamente, por integrar a ZEC Sicó-Alvaiázere.
Esta classificação tem como efeito viabilizar a adoção de medidas que valorizem e mantenham a diversidade biológica e o carácter da paisagem, diminuindo os impactes ambientais e estéticos que possam ocorrer. A diversidade fitocenótica e paisagística deste território propicia que, através da adoção de medidas de proteção e de requalificação, haja um aumento significativo da diversidade específica.