
REOT do Plano Diretor Municipal de Esposende - Avaliação da Execução
Planeamento Estratégico e Ordenamento do Território
Cliente: Câmara Municipal de Esposende
Ano: 2020
Equipa: HLand
Um Relatório do Estado do Ordenamento do Território traduz o balanço da execução do PDM, assumindo a leitura crítica dos fenómenos e transformações operadas no território de um concelho e a avaliação dos instrumentos de gestão territorial como os passos de maior relevância para a atividade de planeamento territorial/urbanístico.
A metodologia de elaboração do REOT do PDM de Esposende – Avaliação da Execução partiu da definição de dois pressupostos, os objetivos a monitorizar e a avaliação da execução do PDM, tendo por finalidade avaliar a convergência da ação real com a estratégia definida neste IGT. Para tal, partiu-se de uma monitorização/atualização dos dados relativos aos domínios mais relevantes para essa avaliação, isto é, da definição do estado da arte atual do concelho por áreas temáticas pertinentes.
Cruzando as conclusões das diferentes análises temáticas efetuadas, efetuou-se a avaliação do estado do ordenamento do território numa ótica de potencialidades e fragilidades que emergem na sociedade e no território de Esposende e que validam, ou não, a estratégia e os objetivos prosseguidos, levando à definição dos desafios a abordar nos futuros trabalhos de planeamento, nomeadamente na próxima revisão do PDM.
Por fim, o REOT conclui que a Estratégia de desenvolvimento de Esposende, assente nos pilares do ambiente, da mobilidade, da energia, do turismo, do património e da cultura, deverá reforçar a visão já existente para o concelho: “Esposende, uma terra que é um Privilégio da Natureza, um concelho cheio de potencialidades!”.
