
Projeto de Intervenção Porta da Estrela e Caminho da Vila, em Seia
Concurso de Conceção – 2º lugar
Ambiente e Ordenamento / Gestão da Paisagem
Cliente: Câmara Municipal de Seia
Ano: 2017
Equipa: HLand
O projeto de intervenção Porta da Estrela e Caminho da Vila (Av. 1º de Maio – Largo Marques da Silva/ Mercado) refere-se a uma intervenção estruturante do centro histórico da cidade de Seia, nos domínios da mobilidade, regeneração urbana e sustentabilidade ambiental, incidindo na área da cidade que abrange o Largo Marques da Silva, a Av. 1º de Maio, o recinto da Feira e o Parque Municipal.
A solução preconizada visa a criação de uma área de lazer, associada aos elementos naturais existentes e propostos com inserção adequada na paisagem e que, simultaneamente, promova a funcionalidade do ecossistema e estabeleça uma forte relação com os edificados propostos. Pretende igualmente a preservação e requalificação das linhas de água superficiais existentes, enfatizando a relação com as populações e promovendo sinergias e um maior contacto com os utilizadores. No espaço proposto poderão coexistir áreas de recreação e lazer, combinando urbanidade com elementos naturais e com respeito pela identidade do lugar.
O desenho e a organização do espaço foram pensados beneficiando o ecossistema e criando espaços de maior valor humano e sustentabilidade ambiental: criação de espaços harmoniosos que minimizem alguns dos impactos negativos dos arredores, com uma cuidadosa seleção de vegetação e modelagem do solo que transformará a experiência do lugar mais gratificante. A área do Parque do Mar contemplará várias áreas diferentes, cada uma com objetivos diferentes em termos de lazer e com diferentes tipos de ocupação espacial. A Porta da Estrela terá, por sua vez, uma essência fortemente natural, funcionando como um estímulo para o desenvolvimento turístico da cidade, através da criação de espaços funcionais e harmoniosos que promovam a modernização urbana e cultural da cidade.
Os objetivos gerais que estiveram presentes na conceção da proposta são:
- Promover condições que permitam a valorização ecológica, ambiental e natural do local, enquanto área com relevante potencial turístico, associado à proximidade do Parque Natural da Serra da Estrela.
- Pensar o desenvolvimento do território de forma integrada e em respeito pelos valores naturais existentes.
- Criação de uma área adaptada às novas necessidades da população que atenda aos valores de conservação ecológica e de biodiversidade e atuando simultaneamente como local de lazer, recreação e valorização da qualidade de vida da população.
- Otimizar o funcionamento sustentável dos sistemas vivos em relação aos seus utilizadores, através da promoção da escala humana, da unidade espacial e do contacto dos usuários com os elementos naturais.
- Diminuição dos efeitos negativos como vento, ruído, golpe de calor e vistas excessivas indesejáveis e a manutenção e promoção da permeabilidade do solo nas áreas de intervenção.
- Uso da vegetação continental com raízes no Parque Natural da serra da Estrela, aumentando assim a diversidade biológica, e funcionando como Porta da Estrela.
- Criação de espaços verdes, com baixas necessidades de manutenção e consumo reduzido de água, promovendo a sustentabilidade futura dos locais a intervir.
- Minimização dos impactos do tráfego rodoviário na área do parque.
- Criação de um percurso pedestre e uma ciclovia, com o objetivo de fomentar o forte uso da área por diferentes tipos de utilizadores.
Próximo projeto sugerido: