
Programa Estratégico de Reabilitação Urbana do Centro Urbano Consolidado da Cidade da Guarda e Área Envolvente
Reabilitação Urbana e Habitação
Cliente: Câmara Municipal da Guarda
Ano: em elaboração
Equipa: HLand
A área de intervenção corresponde à ARU do Centro Urbano Consolidado da Cidade da Guarda e Área Envolvente, possuindo uma área de 252,36ha que abrange o atual centro histórico da Guarda e zona envolvente, tal qual se encontra identificado na carta de ordenamento do PDM da Guarda, cujo desenvolvimento urbanístico e consequente expansão urbana que lhe está associada.
A visão estratégica preconizada para a ARU, tendo por base os princípios de reabilitação e regeneração urbana do RJRU e os objetivos definidos pelo Município aquando da delimitação da ARU, alinha-se também com os propósitos expressos no PARU da cidade da Guarda. Esta visão está diretamente relacionada com o slogan que se pretende atribuir à ORU, e que tem por base uma das principais características da cidade da Guarda, o facto de ser a cidade mais alta de Portugal: “GUARDA – O FUTURO EM ALTA”.
A estratégia de reabilitação urbana para a ORU visa valorizar o vasto legado histórico, cultural e patrimonial existente, fundamental para garantir não só a preservação da sua identidade da cidade, mas também numa ótica turística, contribuindo para reforçar a sustentabilidade económica e financeira das suas gentes e da região.
O programa de ação/ intervenção é constituído por um conjunto de operações integradas cujas ações estruturantes se organizam em 5 diferentes temáticas, diretamente relacionadas com os 5F’s pelos quais a cidade da Guarda é sobejamente conhecida, e tendo por objeto e objetivo particular de intervenção:
- Qualificar para ser mais FORTE | edifícios;
- Dinamizar para ser mais FARTA | atividades económicas;
- Equipar para ser mais FIEL | equipamentos coletivos;
- Valorizar para ser mais FORMOSA | espaços urbanos e verdes de utilização coletiva; e
- Conectar para ser menos FRIA | infraestruturas urbanas.

